Favoritos Oscar 2017

Mais uma temporada de premiações acabando e mais um caminhão de filmes assistidos! Fiz vários posts sobre praticamente todos os nomeados ao Oscar que assisti em 2016 mas, nesse ano, vou resumir em um post só e falar apenas sobre meus favoritos (decisão da qual já estou me arrependendo, tendo que escolher entre tantos…)

imageimageimageimage

La la land – O filme que abriu a temporada pra mim (e pra maioria das pessoas). Vi duas vezes no cinema, chorei um balde e ouvi a trilha sonora 30 vezes. O significado do título é maravilhoso e perfeito para a história: (algo como) quando alguém está fora da realidade e só consegue pensar em seus sonhos, o que descreve Mia e Sebastian e é a base da relação dos dois. A química entre Emma e Ryan é uma das mais poderosas do cinema atual, as músicas são perfeitas e a fotografia cria um mundo que parece pertencer apenas aos personagens, e é por isso que o filme é tão encantador, somos completamente imersos na história. Enfim, é pura magia! Recebeu 14 nomeações e provavelmente leva o prêmio principal da noite.

Lion – Uma história real sobre sobrevivência e amor, trazida às telas com toda a sensibilidade e o capricho que o cinema tem a oferecer. A primeira parte é carregada pelo incrível Sunny Pawar e a segunda por Dev Patel (o eterno Anwar!). E ainda tem Rooney Mara, formando um dos casais mais lindos do ano. Com 6 nomeações, espero que leve Melhor Ator Coadjuvante.

Capitão Fantástico – Outro filme mágico e original, que levanta discussões maravilhosas e que me inspirou muito! O elenco todo é encantador, mas Viggo Mortensen está incrível e recebe uma indicação para Melhor Ator.

Mulheres do Século 20 – Annette Bening, Greta Gerwig e Elle Fanning são mulheres incríveis nesse filme sobre anos 70, feminismo, punk rock e crise existencial. É óbvio que amei. Nomeado para Melhor Roteiro Original – sempre uma das categorias mais importantes pra mim.

imageimageimage

Moonlight – É raro um filme transmitir o horror de problemas sociais e, ao mesmo tempo, deixar que o espectador conheça os sentimentos mais profundos de seus personagens. Moonlight faz isso maravilhosamente, nos envolvendo em cada momento da vida de Chiron. Ousado, brutal, sensível e com a melhor fotografia do ano. Seria muito lindo vê-lo levando a estatueta de Melhor Filme. Nomeado em 8 categorias.

O Lagosta – Ainda não sei se realmente gostei desse filme, mas talvez esse seja mesmo o intuito. De qualquer jeito, decidi citá-lo pois com certeza é o filme mais estranho e um dos mais perturbadores do ano (empatando com Elle e Animais Noturnos). É pra quem gosta de ritmo lento, cinematografias bonitas e Black Mirror! Nomeado em Melhor Roteiro Original.

A Chegada – Se você chegou até aqui, já percebeu que eu prezo por sensibilidade, fotografia caprichada e atuações marcantes. A Chegada tem tudo isso e é o melhor entre os tantos filmes com tema alienígena/espacial dos últimos anos. Nomeado em 8 categorias – mas a Amy Adams infelizmente não recebeu uma 😦

Também assisti: Animais Noturnos, A Qualquer Custo, Manchester à Beira Mar, Estrelas Além do Tempo, Florence Foster Jenkins, Loving, Elle, Um Limite Entre Nós, Jackie e Até o Último Homem – mais ou menos em ordem de favoritismo. Contando com Animais Fantásticos e Onde Habitam e Doutor Estranho (indicados em categorias mais técnicas), assisti à 19 dos filmes nomeados! Mas talvez nessa semana que ainda falta pra premiação eu consiga conferir algum documentário ou filme estrangeiro 🙂

Claramente eu amo conferir os nomeados, porém, preciso dizer que é mais claro do que nunca pra mim que, apesar do Oscar ser importante como uma tradição, muitos filmes que são esnobados pela Academia são melhores do que alguns aclamados pela mesma. A gente com certeza não pode viver apenas dos filmes selecionados pela Academia, se quisermos entender e aproveitar tudo o que o cinema tem a oferecer. Mas todos os filmes indicados sempre valem a pena e, de qualquer jeito, a festa em si é sempre muito divertida e ridícula pra perder rsrs

Anúncios

9 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s