4 fatos psicológicos pra sempre ter em mente

Minha cabeça anda embaralhada — mas hoje não vou reclamar, pelo contrário, vou tentar organizar meus pensamentos. Acho que todo mundo fica filosofando de vez em quando e cai em perguntas como: Por que sentimos o que sentimos? Ou somos como somos? Então eu reuni alguns dos fatos psicológicos que mais me chamaram a atenção por aí e resolvi falar um pouquinho sobre eles, sem muita pretensão ou técnica (deixo isso pra minha prima – futura psicóloga ❤️), mas apenas pra tentar entender um pouco do que rola dentro da mente.

1. A existência dos pensamentos automáticos.
Sabe aquelas situações em que a gente só consegue enxergar problemas no nosso futuro, um empilhado no outro? Não entendi essa matéria na escola, meu Deus, vou zerar essa prova, como sou burro, não estou preparada pro vestibular, meu futuro já era (!!!!). Bom, acho que todo mundo já teve esses pensamentos catastróficos, transformando algo pequeno em um evento que irá arruinar sua vida! Totalmente irracional, certo?

Pois eles têm um nome: são os pensamentos automáticos. Uma enorme cadeia de problemas surge em nossas mentes em questão de segundos! E acho que tá tudo bem, por tanto que saibamos controlá-los, deixar passar aquele fluxo ruim, respirar fundo e clarear a mente, enxergando a situação pelo que realmente é. É só não deixar que tudo se torne um grande ciclo negativo, pois isso sim pode levar a problemas mais sérios.

2. Quanto menos pessoas souberem, melhor.

Se você está com uma super ideia, animada com um projeto novo, não fique espalhando ele por aí. É um fato psicológico que, a partir do momento em que falamos, nos tornamos menos motivados, pois o nosso cérebro é enganado e acha que aquilo já foi realizado. Além do mais – e isso sou eu que estou falando – nunca sabemos que tipo de energia as pessoas vão mandar pra esse nosso plano. Então, se for contar, que seja pra sua mãe, ou sua melhor amiga, aquela pessoa que vai realmente lhe motivar e torcer por você!

3. Escreva, faz bem!

Já foi comprovado em vários estudos que escrever nossos objetivos e lê-los de vez em quando faz com que ele se tornem realidade de maneira mais plena. E escrever também pode ajudar nos momentos difíceis. Desabafe tudo em palavras escritas, vai te ajudar a organizar seus pensamentos.

4. O que é a falta de criatividade?

É lógico que existem várias teses sobre o assunto mas, em certas situações, a resposta para a falta de criatividade é simples. Um estudo que observava os níveis de atividades nos cérebros de pessoas que diziam estar em uma seca criativa, mostrou que havia pouco movimento na região do cérebro responsável pela linguagem, mas bastante na responsável por significados. Ou seja, os indivíduos estavam cheios de sentimentos, mas simplesmente não eram capazes de expressá-los naquele momento! Isso não significa, na verdade, falta de criatividade.

Bloqueios criativos são frustrantes demais, ainda mais para aqueles que, assim como eu, desejam uma vida criativa. Agora mesmo, com tanta coisa que tem passado pela minha cabeça, tenho sido meio incapaz de escrever textos lindos sobre a vida! Mas percebi que precisamos apenas nos destrair e esperar até que o fluxo criativo nos atinja – ou seja, não deixe os pensamentos automáticos lhe desesperarem!

Gostaram? Espero que tenha ajudado alguém por aí! Xx

23 comentários

  1. Pingback: Sobre ser você |
  2. Se tem coisinha que eu gostaria de controlar as vezes, são pensamentos, parecem mini coisinhas que vão fazendo zona aqui, quando as vezes queremos paz cerebral rsrsrs
    Escrever pra mim com certeza é a melhor dica como se organizar e transbordar ❤

    Sobre falar, em aprtes é melhor mesmo nos nunca sabemos as energiar que mandam pra nos e quantos mandam, o importante é se proteger sempre, foco na luz ❤

    Curtido por 1 pessoa

  3. Estou passando por um momento desses, que que verdade passo sempre ja que sou super pessimista! Hahaha prefiro ficar com o não, assim se der certo eu fico feliz e se der errado eu não me decepciono. Faz sentido ou sou louca? Seu post ajudou muito! Beijos ❤

    Curtir

Deixe um comentário

