As palavras de Benjamim Button

O Curioso Caso de Benjamim Button é um filme que amo há anos. Dirigido por David Fincher, estrelando Brad Pitt e Cate Blanchett, conta a história de um homem que nasce com todas as características físicas de um idoso e vai ficando mais jovem com o passar dos anos. Não é bem uma resenha que pretendo escrever, apenas falar o quão especial esse filme é para mim e o quanto ele me ensinou sobre a vida. Para aqueles que ainda não assistiram, posso apenas pedir que o façam e, se gostarem como eu gosto, posso ter certeza que a sensibilidade dentro desse alguém vibra um pouco como a minha própria.

mv5bmti5mtywmtm4nf5bml5banbnxkftztcwntu1otuxmg-_v1_-1

Guardo um amor especial por peças de arte que se propõem a analisar a vida humana, tentar compreendê-la e mostrar o mundo sob olhos sensíveis – quem leu alguns dos meus textos pode já saber disso. Benjamim, tendo desde seu nascimento vivido sob circunstâncias diferentes das dos outros, adquire sensatez e delicadeza em sua maneira de enxergar o mundo. O modo como narra suas experiências e apresenta as pessoas que passam por sua vida é, ao mesmo tempo, encantador e de uma crua realidade.

O que mais amo nesse filme são suas palavras – poderia citar todas as falas! Meu texto favorito com certeza é este a seguir. Muitas vezes perdi o fôlego e meus olhos encheram de lágrimas ao ouvi-lo.

“Se é que minha opinião importa, nunca é tarde demais, ou, no meu caso, cedo demais, para ser quem você quer ser. 

Não há limite de tempo. Comece quando quiser. Mude ou continue sendo a mesma pessoa. Não há regras para isso. 

Pode tirar o máximo proveito ou o mínimo. Espero que tire o máximo. Espero que veja coisas que lhe surpreendam. Espero que sinta coisas que nunca sentiu antes. Espero que conheça pessoas com um ponto de vista diferente. Espero que tenha uma vida da qual se orgulhe. 

E se perceber que não se orgulha dela, espero que encontre forças para começar tudo de novo.”

Acho que convém com o clima de início de ano: esse momento em que analisamos tanto nossas vidas e tentamos reunir força para mudá-la. Essas são palavras que trago comigo como um mantra e espero acreditar nelas para sempre, na ideia de que tudo bem recomeçar e de que podemos ser seja lá o que quisermos ser.

 

11 comentários

Deixe um comentário

