Amélie Poulain

Acredito que falar sobre esse filme é chover no molhado. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é provavelmente o filme francês mais famoso do mundo. Mas me bateu aquele vontade, sabe? Porém, antes de mais nada, essa é uma dica de vida para aqueles que ainda não assistiram.

Amélie é uma jovem que decide ajudar as pessoas à sua volta através de pequenos ações, levando aos dias delas mais cor, leveza e paixão. É uma moça quieta, mas com uma mente que trabalha em turbilhão e está em busca de algo que lhe complete. Possui uma maneira singular de enxergar o mundo e é incapaz de fazer qualquer coisa da maneira convencional.

É um ensaio sobre o cotidiano e a sensibilidade, cheio de personagens comuns, cada um com seus objetivos diários e individuais loucuras. Como um verdureiro rude e seu ajudante sensível, uma amiga hipocondríaca, um ex amante ciumento, seu vizinho “feito de vidro”, um escritor fracassado, ou o rapaz por quem Amélie se apaixona na estação de trem, que gosta de coleções não convencionais.

6584efc5db16f2e69aa1e76aaeb3f83b

Vi o filme algumas vezes, mas ao longo de alguns anos, então cada vez que assisto ele ainda tem um gostinho de novidade e sempre capturo mais um dos seus pequenos e belos detalhes. Assisti-lo nesse dias cheios de caos acabou sendo revigorante, trouxe leveza e beleza pra minha mente. Me identifiquei mais ainda com a personagem e cada vez mais me apaixono pela simplicidade, conceitual e visual, muito presente na história. Mas pra entender realmente o quão apaixonante é esse filme, só assistindo mesmo!

“Amélie tem uma estranha sensação de harmonia absoluta. É um momento perfeito. Luz suave, um aroma no ar, o murmurar calmo da cidade. Ela respira profundamente. A vida é simples e clara.”

954957742bd8f5d1909ef0b34f615365

“Então, pequena Amélie, os teus ossos não são feitos de vidro. Você pode levar as pancadas da vida.”

Estou longe de ser uma perita em filmes franceses, mas todos aqueles que assisti foram capazes de me emocionar de maneira única. E, além do mais, que língua mais deliciosa de se ouvir!

8 comentários

  1. Minha irmã é apaixonada com esse filme, mas acredita que eu nunca assisti? Tenho a impressão que vou gostar muito também, parece ser o meu tipo de filme, haha. Que amor o jeito que você descreve o jeito da Amelie de ver o mundo (e todo o mundo á volta dela). Só me deu mais vontade de assistir essa história tão famosa 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Só assisti uma vez e foi muito difícil 😦 PRECISO ver de novo.
    Acontece que eu sou totalmente desacostumada à legendas. As uso como auxilio, quando não entendo alguma palavra ou expressão. Só me dei conta do quão dispensável elas podem ser para mim (nos filmes e séries em inglês) quando tentei assistir O Fabuloso Destino e percebi que não sabia acompanhar legenda mais!! haha, sério. Então, preciso assistir de novo, preparada para isso e, depois, assistir de novo e ir reparando em novas coisas!

    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu adoro esse filme e é um dos meus preferidos! Já assisti várias vezes e acredito que esse filme é pra vida mesmo, pois passa uma reflexão muito importante. Ah também concordo que a língua francesa é linda de se ouvir, quero muito aprende-la hehe.
    Adorei o post ❤
    Beijinhos :*

    Curtido por 1 pessoa

  4. Eu amo esse filme, só de pensar nele já largo o riso.
    E sempre assisto, e todas s vezes pelo menos até agora capturo algo, ou vejo de uma visão diferente. Também sou expert em filmes franceses, mas acho que os 2 ou 3 que assisti são totalmente sensíveis e lindos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

